Infantaria é uma das Armas mais antigas, já que não requer muitos equipamentos para atuação na guerra. O principal elemento da Infantaria são os soldados que, nas batalhas, são os responsáveis por ficar na linha de frente, ou seja, no combate armado direto. 

Sua função na guerra é conquistar e manter o território conquistado. Manter esse território significa impedir que o inimigo o recupere, porém, caso aconteça, essa tropa será a responsável por contra atacar o adversário. 

Com o passar dos séculos e da evolução das guerras, a Infantaria Motorizada surgiu como uma inovação dentro da Arma de Infantaria. A Infantaria Motorizada é a Infantaria que avança no terreno embarcada em caminhões ou em outros veículos. 

A principal vantagem da Infantaria Motorizada é a velocidade com que avança no terreno e o menor desgaste físico da tropa. Vale ressaltar que os veículos utilizados não contam com toda a blindagem de um tanque de guerra. 

História da Infantaria Motorizada

A Infantaria Motorizada ganhou notoriedade na 2ª Guerra Mundial. As guerras, até essa época, tinham uma característica mais estática, ou seja, sem muita mobilidade. Percebendo isso, o Exército Alemão começou a utilizar caminhões e outros veículos para o transporte de alguns infantes. 

Essa inovação feita pelos Alemães fez com que eles ganhassem mais velocidade no deslocamento e que a tropa chegasse muito mais descansada ao território inimigo. 

Essa característica Alemã rendeu algumas vitórias importantes no início da 2ª Guerra Mundial, com destaque para a rápida vitória contra o poderoso Exército Francês. 

Porém, após os Aliados perceberem essa característica do Exército Alemão, também começaram a fazer uso da Infantaria Motorizada. Os Estados Unidos, aproveitando-se da sua grande capacidade industrial, começou a produzir muitos caminhões para que os Aliados pudessem reagir na guerra. 

No decorrer do conflito, cerca de 20% de toda a Infantaria já operava de forma motorizada, o que fez muita diferença nas batalhas. 

Qual é a função da Infantaria Motorizada

Esses Infantes tem como principal objetivo nas guerras destruir ou capturar a tropa adversária, ou, em um cenário mais defensivo, contra atacar a tropa inimiga. No caso defensivo, o uso prioritário é o da Infantaria leve.

Uma característica importante é a alta capacidade de adaptação desta tropa, independentemente do terreno ou condições climáticas. 

Principais missões da Infantaria Motorizada

Além dessa atuação em situações de guerra, essa tropa tem outras várias atribuições e realiza diversas missões atualmente:

  • Atua em situações de garantia da lei e da ordem, em manifestações pelo Brasil;
  • Seus Batalhões realizam a formação de Oficiais e Sargentos, com ênfase no ensino dessa técnica de combate;
  • Podem atuar pela defesa civil em situações de calamidade pública; e
  • Ajudam a melhorar e manter a imagem da força.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário