A Infantaria é considerada a “Rainha das Armas”, devido à sua importância e à sua história. Ela surgiu desde as primeiras guerras, tendo em vista que seu requisito básico é o homem e sua força, seja ela física ou mental. A Rainha das Armas se caracteriza pelo combate direto e, por isso, é a linha de frente da tropa nas batalhas.

Na guerra, sua função é conquistar e manter o território. Para isso, precisa impedir que o inimigo avance. Porém, caso isso aconteça, a tropa também será a responsável por contra-atacar o adversário.

Com o passar dos séculos e a evolução das guerras, surgiram novas Armas e muita tecnologia é utilizada nos exércitos. A Infantaria também evoluiu e criou várias ramificações para atuar de forma especializada.

Nessa lógica, nasceu a Infantaria do Pantanal, que é a responsável pela atuação no bioma pantaneiro. No Exército Brasileiro há vários cursos por biomas a fim de preparar seus infantes de forma específica para a atuação no respectivo ecossistema. 

Os militares da Infantaria que atuam no bioma pantaneiro ficaram conhecidos como Guerreiros do Pantanal. A data comemorativa desses militares é o dia 11 de setembro, que faz menção à data de formatura do primeiro estágio dos Guerreiros do Pantanal. Seu símbolo é o jacaré, que representa a coragem e a persistência que o Pantanal exige.

O QUE É O PANTANAL?

O Pantanal é um bioma localizado na região Centro-Oeste do Brasil, nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. O bioma pantaneiro é extremamente rico em biodiversidade, tendo em vista que recebe influência de outros biomas brasileiros, como: o Amazônico, o do Cerrado e da Mata Atlântica.

Além disso, o Pantanal é uma das maiores planícies alagadas do mundo figura como o bioma mais preservado do mundo, o que o fez ser considerado Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial pela Unesco.

Todos esses fatores, que ressaltam a importância do Pantanal para o Estado brasileiro e para o meio ambiente, mostram que a presença do Exército Brasileiro nesse local é fundamental para que todas as suas riquezas sejam resguardadas.

COMO SE TORNAR UM GUERREIRO DO PANTANAL?

O Exército Brasileiro oferece, desde 1998, um estágio específico para os militares de carreira que desejam se especializar na atuação no bioma pantaneiro. Ele é ministrado no Centro de Instruções de Operações Especiais no Pantanal (CIOpPan) duas vezes por ano.

No primeiro semestre, podem se inscrever os Oficiais do Exército. Já no segundo, o estágio é destinado aos Sargentos. Vale ressaltar que ambas as turmas possuem a mesma estrutura e dificuldade no curso. Portanto, não há diferença entre o estágio do primeiro semestre para o ministrado no segundo.

A estrutura do curso é dividida em três fases que tem a duração aproximada de 5 semanas:

1ª) Vida no Pantanal: são ministradas técnicas de sobrevivência ao militar, para que ele saiba como lidar com a fauna e a flora do local da melhor forma possível, assim como são mostradas técnicas avançadas de natação, imprescindíveis nesse bioma;

2ª) Técnicas Especiais: o aluno aprende diversas técnicas de infiltração aquática, de transposição de curso d’água, de tiro e de orientação; e

3ª) Operações no Pantanal: é a fase mais difícil, já que os Oficiais ou Sargentos aplicam todas as técnicas aprendidas no decorrer do curso em uma operação simulada.

Ao final dessas três fases, os militares estão preparados para enfrentar todos os desafios encontrados na fauna e na flora do bioma pantaneiro. Com isso, ocorre a cerimônia de encerramento, que materializa todo o esforço e dedicação desses militares ao longo do intenso período de aprendizado. Na formatura, eles recebem o distintivo do Pantanal na farda.

ATUAÇÃO DA INFANTARIA DE PANTANAL

A presença dos Guerreiros do Pantanal é importantíssima não só para o bioma, mas também para a população. Quanto ao bioma, a atuação dos infantes está diretamente ligada à preservação desse ecossistema, que é o mais preservado do mundo.

Para a população brasileira, o empenho desses militares é imprescindível, pois eles combatem diariamente o tráfico de drogas, de armas, bem como o contrabando de cigarro, bebidas entre outros que ocorrem nas fronteiras. Essa é uma região de fronteira com o Paraguai e com a Bolívia, países que também possuem o bioma pantaneiro.

O combate aos delitos transfronteiriços ocorre, muitas vezes, em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal do Brasil e de policiais militares do Estado do Mato Grosso do Sul. Essas operações visam fiscalizar nossas fronteiras por meio do policiamento ostensivo, com o auxílio de barcos, cães farejadores entre outros.

ORAÇÃO DO GUERREIRO DO PANTANAL

Este post tem 3 comentários

  1. JOAO AUGUSTO SENA DE SOUZA

    ola bom dia eu sou um soldado da reserva não remunerada do 1biz eu sempre gostei de usar um uniforme mas mas nao tive a sorte de permanecer no EB e durante esse tempo de reflexao aqui fora eu estudei auguns cursos online de batalhao de infantaria de selva,comando de operações especiais copespe basico ,cabo especialista taifeiro mor,o cadete de familia nobre,um curso basico de sargento da esa,e um curso preparatorio do concurso pra capitão da brigada militar do rio grande do sul,e um curso basico de juiz de direito e promotor de justiça do rio grande do sul,estou com um curso de graduação superior tecnologico de segurança publica trancado por falta de pagamento na realidade eu estou meio enrolado com este curso meio complicado pra se concluir pela faculdade estacil de sa, e tenho 4 pos graduação que ja estao concluidos e pagos mas na dependencia do curso de graduaçao a 1 pos e de politicas publicas e gestao em segurança publica pela faculdade unica mineira,as outras 3 pos tem seus servicos tercerizado pela univitoria mas quem entrega os certificados e a faculdade iguaçu 1 curso de direito,segurança publica e organismo policia de 720 horasl,2curso direito militar com 700 horas e o 3 curso policia legislativa de 720 horas praticamente um leigo mas que gostaria de liperguntar e possivel eu participar do estagio de combatente gurreiro do pantanal sei que nao e possivel eu me tornar um mas pelomenos tereio curso ha eu estou desempregado e nao tenho condições de custiar as passagens se de por favor me avise se não desconsidere o que eu perguntei este e omeu numero de celular 92,98116-7218 da tim sem mas obrigado boa noite e um otimo começo de semana

    1. Caserna

      O curso só e para militar do EB na ativa, não aceitam cidadões comuns.

Deixe um comentário