Comandos é uma força de elite que conduz operações especiais do Exército Brasileiro, operações de altíssimo risco, planejadas para serem executadas na retaguarda profunda de uma tropa inimiga, em áreas remotas, hostis ou mesmo em locais que não estejam sob o controle das Forças Amigas. Além disso, os alvos dos Comandos são considerados de importância estratégica para que o País possa atingir seus objetivos militares ou mesmo políticos.
Nesse contexto, a formação e o treinamento de uma tropa de Comandos implicam impor ao candidato uma situação de extremo realismo, pois, dessa forma, o Brasil terá a certeza da capacidade desse militar em liderar seus homens para cumprir a sua missão e retornar para as linhas amigas.
Um exemplo desse tipo de operação é o combate aos grupos militares do Haiti, que exigiu o serviço altamente qualificado dos Comandos,(DOPaz) assim como o de outras unidades especiais do Exército.
MISSÃO
O Comandos tem como missão realizar ações de captura, resgate, eliminação, interdição e ocupação de alvos compensadores do ponto de vista estratégico, operacional ou tático, situado em área hostil ou sob controle do inimigo, em tempos de paz, crise ou conflito armado, visando contribuir com a consecução de objetivos políticos, econômicos, psicossociais ou militares. Para cumprir tais missões, o batalhão é moldado de forma a ter garantidas as seguintes possibilidades: realizar infiltrações e exfiltrações terrestres, aéreas e aquáticas; – atuar em qualquer ambiente operacional, particularmente em regiões semiáridas, de montanha, de planalto e de selva; conduzir o fogo terrestre, aéreo e naval; – participar em conjunto com outras FOpEsp, de operações contraterrorismo e de guerra irregular; realizar operações contra forças irregulares; – realizar operações de reconhecimento especial, principalmente em proveito próprio; realizar outras operações de inteligência de combate; assessorar outras forças quanto ao emprego dos elementos operacionais de Comandos.
CURSO DE AÇÕES DE COMANDOS
Possui a duração máxima de 14 (quatorze) semanas, com o emprego de técnicas, táticas e procedimentos específicos das operações especiais, atuando em ambientes operacionais variados (montanha, ambiente urbano, caatinga e selva), conduzido em ritmo de operações contínuas com esforço físico intenso e prolongado, buscando evidenciar os conteúdos atitudinais de um Comandos., e seu índice de aprovação é de aproximadamente 20%. No início do CAC, cada um dos integrantes recebe um gorro preto, que mantém se chegar ao final do processo.
Entre as disciplinas ministradas no CAC, estão: organização e emprego dos comandos; armamentos; explosivos; tecnologias de comunicação; lutas e especialização em ambientes de diversas configurações geográficas; pilotagem e manobras de aeroterrestres e aeromóveis (quando em parceria com as Forças Aéreas Brasileiras, a FAB); e lançamento de carga de aeronaves.
Outra habilidade que os candidatos aos Comandos adquirem é a de lidar com emergências médicas, distúrbios causados por fatores ambientais e lesões em vários graus de seriedade, assim como aplicar medidas de primeiros-socorros.
Em razão das dificuldades enfrentadas em suas missões, são treinados para lidar com capturas, resgates e sabotagens em todo tipo de terreno e situação. Para isso, precisam aprender a como utilizar instrumentos de orientação (mapas topográficos e GPS); adquirir conhecimentos geográficos em relação aos diferentes climas e relevos; e técnicas de mergulho
A FACA NA CAVEIRA
Este é o símbolo da tropa de Comandos do Brasil. A caveira simboliza a morte, que está sempre presente em uma Ação de Comandos. A faca com a lâmina vermelha significa o sigilo de uma missão dos Comandos e o sangue derramado pelos combatentes. O fundo verde representa as matas do Brasil, e o negro é a noite escura, momento ideal para a execução de uma Ação de Comandos.
Servi no Regimento Floriano RO 105 e no Batalhão Avaí (02 de Ouro).( De 1974 à 1980 Minha QM era 11074 – Comunicações ( Cabo Rocha). Boas informações 👏👏👏
Servi no Regimento Floriano RO 105 e no Batalhão Avaí (02 de Ouro).( De 1974 à 1980 Minha QM era 11074 – Comunicações ( Cabo Rocha). Boas informações 👏👏👏
Eu era feliz e não sabia…. saudades desse tempo de EB
tenho 12 anos me chamo pedro henrique rodrigues da cunha e tenho o sonho de servir o meu pais e fazer o curso de COMANDOS do EB
Pedro Henrique bom saber disso, então estude para realizar seu sonho, para ser COMADOS você tem que ser Militar de carreira.