A Infantaria nasceu praticamente junto às guerras e, por isso, é considerada a Rainha das Armas. Ela se caracteriza por atuar em constante movimento, posicionando-se na linha de frente da tropa a fim de conquistar e manter o território inimigo. Caso o adversário o tome de volta, a Infantaria também será a responsável por contra-atacar. 

A princípio, o elemento básico da Infantaria sempre foi o soldado. Porém, com o passar dos anos, as guerras foram ficando cada vez mais complexas, com terrenos desafiadores e distâncias mais longas a serem percorridas. 

Para atuar de forma mais segura e efetiva, a Infantaria sentiu a necessidade de criar  várias ramificações, como: a Infantaria Motorizada, a Infantaria de Montanha, a Infantaria Blindada entre várias outras. Nesse contexto, surgiu a Infantaria Mecanizada.

A Infantaria Mecanizada é a responsável por realizar o transporte de seus soldados por meio de veículos blindados. Esses militares são levados de forma mais rápida e segura para a área de maior necessidade dentro da batalha. 

A 1ª Guerra Mundial foi o primeiro momento onde a Infantaria Mecanizada atuou e se difundiu de forma efetiva, já que nessa guerra a locomoção dos soldados em situações extremas encontradas foi crucial. Durante a 2ª Guerra Mundial, ela se tornou unanimidade entre os exércitos de todos os países. Quem não a adotasse, corria mais risco de perder soldados.

Diferenças entre as Infantarias Mecanizada e Motorizada 

Um ramo da Infantaria que é muito parecido e pode até ser confundido com a Infantaria Mecanizada é a Infantaria Motorizada. 

Ambas usam veículos, porém com propostas diferentes. A Infantaria Motorizada tem o intuito de realizar o transporte de militares, de armamentos e de mantimentos para a base ou para o local de confronto por meio de caminhões sem proteção, ou seja, sem blindagem. Enquanto isso, a Infantaria Mecanizada atua no transporte de militares no epicentro da guerra, em um cenário de maior risco, o que justifica o uso de veículos blindados. 

Principais Missões da Infantaria Mecanizada

Além da atuação em situações de guerra, a Infantaria Mecanizada tem outras diversas funções. Seus infantes trabalham muito em prol da nação em tempos de paz. Dentre suas principais atribuições, destacam-se:

  • Atua pela garantia da lei e da ordem, nas diversas manifestações pelo Brasil;
  • Podem atuar pela defesa civil em situações de calamidade pública;
  • Fazem diversos treinamentos de campo e manobras a fim de aperfeiçoar a tropa; e
  • Ajudam a melhorar e manter a imagem da força.

Veículos blindados

As unidades de Infantaria Mecanizada no Brasil são bem recentes. A princípio, o veículo blindado utilizado pelo Exército Brasileiro foi o VBTP Urutu. No entanto, atualmente, a Força começou a utilizar o VBTP-MR Guarani, que é um blindado de origem nacional. Qua ao pouco vai subidtituir de vez o  VBTP Urutu.

Deixe um comentário